Você recebeu um convite para atualizar para o WhatsApp Gold? Não acredite em uma palavra dele. WhatsApp Gold é um golpe que instalará malware em seu dispositivo móvel.

Se você é um dos milhões de usuários do WhatsApp, pode ter recebido uma mensagem convidando a baixar a versão exclusiva do WhatsApp Gold. O golpe – que não é novo e já fez algumas vítimas em 2014 com o WhatsApp Plus – promete colocar você no mesmo patamar das celebridades, podendo realizar chamadas de vídeo, enviar 100 imagens ao mesmo tempo, usar novos emoctions e opções de personalização.

Golpe no Whatsapp
Uma amostra da mensagem do golpe: “Olá, finalmente versão secreta do Whatsapp Golden vazou, essa versão é usada apenas por grandes celebridades. Agora você também pode usar”

Evidentemente, isso tudo é um absurdo. Fazer o download do programa simplesmente infectará o seu dispositivo móvel com malware, abrindo as portas para cibercriminosos furtar seus dados e rastrear seus movimentos e atividades.

Fraude no Whatsapp
Aqui está uma amostra do que a versão WhatsApp Gold promete ser, mas não é. É simplesmente uma forma de instalar malware.

O WhatsApp deixa claro na sua seção de “Perguntas Frequentes” que banirá usuários, caso detecte este software, não autorizado, instalado no seus dispositivos:

Por favor, desinstale este aplicativo e instale uma versão autorizada do WhatsApp através do nosso website ou no Google Play. Após o período de 24 horas de bloqueio, você poderá usar o WhatsApp novamente1.

Você só deve baixar aplicativos a partir do Google Play Store ou da App Store. Caso esteja em dúvida sobre um app “Muito Bom Para Ser de Verdade”, você jamais deve instalá-lo.

O que fazer caso tenha instalado o WhatsApp Gold?

A única coisa que posso aconselhar caso você tenha instalado o app, é realizar a sua remoção. Se você for extremamente cauteloso, dê um “hard reset”, mas não se esqueça de antes fazer um backup dos seus dados.

Por fim, ficam alguns conselhos que devem ser sempre observados:

  • Para sua maior proteção, sempre certifique-se que você tem a última versão do software e antivírus instalado.
  • Tenha cuidado ao baixar novos aplicativos. Softwares maliciosos podem aparecer em lojas de aplicativos legítimos, bem como lojas on-line não oficiais.
  • Sempre verifique comentários e classificações, bem como informações do desenvolvedor antes de baixar um novo aplicativo.
  • Se a bateria começar a descarregar muito rápido, considere que pode haver um problema relacionado a malware.
  • Certifique-se de verificar a sua conta de telefone periodicamente, de forma a garantir um maior controle sobre atividades suspeitas.


Referências

  1. Perguntas Frequentes do WhatsApp: https://www.whatsapp.com/faq/pt_br/client_text/80000005
ASSINE NOSSO BOLETIM
Concordo em informar meus dados pessoais para recebimento da newsletter.
Junte-se a mais de 8.000 visitantes que estão recebendo nossa newsletter sobre cibersegurança.
Seu endereço de email não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.