Privacidade no Google

A ferramenta do Google “Minha Atividade” permite que verifiquemos e excluamos informações armazenadas pela gigante.

Não é nenhum segredo que o Google sabe muito sobre nós todos.

O gigante de Mountain View monitora quase todas as nossas atividades feitas pela Internet, incluindo pesquisas, músicas escutadas, vídeos assistidos, lugares para onde viajamos. Ele faz isso para segmentar anúncios para os seus usuários e  para melhorar os seus serviços de entrega de conteúdo relevante.

A empresa acabou de lançar uma ferramenta para tornar mais fácil a verificação de todos os dados recolhidos a partir dos diferentes dispositivos conectados na conta Google.

Pela página Minha Atividade é possível visualizar um histórico organizado cronologicamente e pesquisável de praticamente tudo o que fazemos on-line, incluindo sites visitados anteriormente, pesquisas de voz, buscas por coisas e lugares e todas as atividades realizadas em cada um dos seus produtos.

Google My Activity
Tela da página Minha Atividade do Google.

De acordo com o Google:

A página Minha atividade é um lugar central para ver e gerenciar atividades como pesquisas realizadas, websites visitados e vídeos assistidos”.

“Suas atividades são listadas como itens individuais, começando com a mais recente. Esses itens podem fazer parte de pacotes, que agrupam atividades semelhantes. Observação: é possível que os pacotes não captem todas as atividades semelhantes.”

O serviço precisa ser ativado pelo próprio usuário. Quando ativado, o Google terá autorização para que deixar todas as informações registradas visíveis, mas apenas pelo próprio usuário.

A ideia do Google é possibilitar ao usuário ter controle sobre aquilo que é armazenado sobre os seus hábitos de navegação nos servidores da empresa. A ferramenta  permite que apaguemos todos os registros armazenados nos diferentes serviços com um simples toque no mouse. Sendo assim, o Google tem sido transparente, oferecendo opções para que o usuário  defina o que pode ser armazenado ou não em seus servidores.

Permitir que o Google use todas as informações relacionadas à sua conta quando os seus serviços são usados pode ser benéfico para quem pretende receber anúncios de acordo com o seu perfil de uso. A escolha é sua.

 

ASSINE NOSSO BOLETIM
Concordo em informar meus dados pessoais para recebimento da newsletter.
Junte-se a mais de 8.000 visitantes que estão recebendo nossa newsletter sobre cibersegurança.
Seu endereço de email não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.