Novas estimativas do FBI mostram que os custos ransomware chegaram a ao seu ponto mais alto.

Ransomware, como é chamado por nós, íntimos da cibersegurança, o malware que criptografa e sequestra dados é mais lucrativo do que imaginávamos.

A CNN Money noticia as novas estimativas do FBI, as quais mostram que os custos relacionados ao ransomware chegaram a um ponto preocupante. Os cibercriminosos arrecadaram US$ 209 milhões nos primeiros três meses de 2016, extorquindo empresas e instituições para desbloquear servidores1. O FBI disse à CNN que o número “é bastante elevado” porque algumas pessoas (físicas e jurídicas) “relataram grandes perdas.”

Caso continue neste ritmo, cibercriminosos faturarão US$ 1 bilhão neste ano, com perdas totais sendo muito maiores, uma vez algumas vítimas de extorsão podem optar por pagar e não denunciar o crime, temendo que a confiança dos clientes em relação aos seus serviços será minada.

Os criminosos não visam apenas corporações multinacionais, mas também organizações locais, como escolas e até mesmo hospitais.  Em um dos caso, um distrito escolar da Carolina do Sul pagou cerca de US $ 10.000 pois os cibercriminosos bloquearam o acesso aos seus servidores2.

O valor da extorsão, relativamente pequeno se comparado com o valor dos ativos sequestrados, é a regra, pois incentiva empresas e instituições a pagar o mais rápido possível o resgate, de forma a recuperar o controle de seus computadores.

Paul Roberts, fundador e editor de um site chamado The Security Ledger, chamou atenção ao fato de que

“O ransomware, de certa forma, é um “negócio de volume”  e os resgates são estipulados em valores não tão altos, permitindo que a viabilidade do pagamento. O preço foi ajustado em um patamar, de forma que os criminosos possam receber o resgate e passar para a próxima vítima3.”

Referências

  1. http://money.cnn.com/2016/04/15/technology/ransomware-cyber-security/index.html?section=money_technology
  2. http://money.cnn.com/2016/04/04/technology/ransomware-cybercrime/
  3. https://securityledger.com/?s=ransomware
ASSINE NOSSO BOLETIM
Concordo em informar meus dados pessoais para recebimento da newsletter.
Junte-se a mais de 8.000 visitantes que estão recebendo nossa newsletter sobre cibersegurança.
Seu endereço de email não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.