Kaspersky Academy Talent Lab

Competição internacional para estudantes universitários e jovens profissionais entre 18 e 30 anos premiará o vencedor com uma bolsa de US$ 10 mil para bancar sua especialização.

Estimativas indicam que o Brasil poderá chegar em 2020 com um déficit de mão de obra qualificada em TI de aproximadamente 400 mil profissionais, caso não adote programas de reversão desse quadro.1

A notícia é muito boa para quem visa carreira na área de TI. Significa que existe um mar de oportunidades. A demanda para a área de cibersegurança, por exemplo, cresceu acima da média do setor de TI nos últimos meses. De acordo com um levantamento da CompTIA, a tendência é que o crescimento continue ao longo dos próximos anos.2

Tendo em vista a escassez de talentos em cibersegurança, a Kaspersky Lab lançou a Talent Lab, uma competição internacional para estudantes universitários e jovens profissionais entre 18 e 30 anos de idade. O objetivo da iniciativa é dar oportunidades e novos talentos e encontrar soluções para desafios de segurança cibernética por meio das habilidades técnicas e criativas dos competidores.

A competição definirá um vencedor para cada uma das categorias:

  • O ganhador do prêmio de “Top Talent” receberá uma bolsa de US$ 10 mil para bancar sua especialização;
  • O vencedor do prêmio “Security Talent” será convidado para o SAS 2017 com todas as despesas pagas pela Kaspersky Lab;
  • O premiado com o “The Creative Talent” terá oportunidade de participar do Festival de Cannes Lions 2017 com uma entrada de estudante e passagens pagas pela Kaspersky Lab.

Kaspersky Academy Talent Lab

Todos os 50 finalistas receberão outros prêmios da Kaspersky Lab e dos parceiros do Talent Lab, como orientação profissional de especialistas e oportunidades de carreira no longo prazo.

Ryan Naraine, chefe da Equipe de Pesquisas e Análise Global da Kaspersky América do Norte resume, apropriadamente, um dos objetivos do concurso e faz eco a forma como penso:

“Para mim, a segurança sempre foi o aspecto mais interessante da ciência da computação. Não importa o que eu estava fazendo, segurança estava no topo das principais questões para se preocupar, mas rotas para esta profissão são, frequentemente, muito difíceis e muitos dos nossos melhores investigadores não têm educação formal de segurança, mas chegaram aqui, principalmente, porque foram conduzidos por sua curiosidade. Com este concurso, queremos despertar a curiosidade de tantas pessoas quanto possível, mostrando maneiras diversas para entrar na indústria de cibersegurança. Queremos demonstrar que a segurança é fascinante – porque o mundo precisa de pessoas altamente qualificadas em segurança de TI”.

As inscrições podem ser feitas online até o dia 15 de novembro de 2016. Entre os dias 15 e 30 de novembro, os trabalho serão avaliados e os finalistas serão anunciados em 1º de dezembro. A final, em fevereiro de 2016, terá a participação dos 50 melhores colocados e ocorrerá em Praga (República Tcheca), onde terão oportunidade de apresentar seus projetos e concorrer aos principais prêmios.

Os critérios técnicos de julgamento do da Talent Lab incluem tarefas práticas em domínios como investigação antimalware, desenvolvimento de soluções de segurança digital, segurança móvel, sistemas cibernéticos físicos, Internet das Coisas, segurança online de crianças e conscientização sobre segurança.

As avaliações não técnicas exigem que os participantes trabalhem em desafios relacionados ao marketing de consumo, análise de conteúdo Web, design conceitual e entretenimento educativo.

Todas as áreas serão orientados por especialistas da Kaspersky Lab. O Talent Lab aceita inscriação de participantes individuais, bem como equipes.

Assista, abaixo, ao vídeo do Talent Lab. Quem sabe, você se anima e participa do concurso!

Quero ser a prova de hackers

Referências

  1. Deficit de talentos de TI no Brasil pode chegar a 408 mil em 220: http://computerworld.com.br/carreira/2013/10/17/deficit-de-talentos-de-ti-no-brasil-pode-chegar-a-408-mil-em-2020
  2. Pesquisa indica aumento na demanda por especialistas em cibersegurança: http://computerworld.com.br/pesquisa-indica-aumento-na-demanda-por-especialistas-em-ciberseguranca
ASSINE NOSSO BOLETIM
Concordo em informar meus dados pessoais para recebimento da newsletter.
Junte-se a mais de 8.000 visitantes que estão recebendo nossa newsletter sobre cibersegurança.
Seu endereço de email não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.