remover rootkit

Malwarebytes Anti-Rootkit BETA é uma ferramenta especializa em remover e encontrar rootkits.

Se você é um profissional ou entusiasta em cibersegurança, provavelmente, sabe o que é um rootkit, no entanto, a maioria dos usuários desconhecem este tipo de malware, desenvolvido para passar desapercebido, enquanto controla o sistema operacional.

Como são difíceis de serem detectados, aplicativos especializados, cujo único objetivo é encontrar rootkits, podem nos auxiliar na sua busca e remoção.

O Malwarebytes Anti-Rootkit BETA é um programa gratuito, muito útil e poderoso, que pode ser usado para procurar e remover rootkits.  No entanto, ela está atualmente em sua versão Beta, o que significa que o produto ainda está sendo testado e não há garantias de funcionamento sem erros. Sendo assim – e o fabricante faz questão de frisar – a utilização do software pode causar danos ao sistema e, caso você decida usá-lo, deverá concordar com os termos de uso.

Malware Anti-Rootkit BETA

O Malwarebytes Anti-Rootkit BETA lida com os seguintes tipos de rootkit:

  • Rootkis em modo Kernel, como o TDL1, TDL2/TDSS, TDL3, ZeroAccess, Rloader, MaxSS, Srizbi, Necurs, Cutwail etc.
  • Rootkits que infectam o Registro mestre de inicialização (MBR, Master Boot Record), como o TDL4, Mebroot / Sinowal, MoastBoot, Yurn, Pihar etc.
  • Rootkits que infectam o VBR (Volume Boot Record) e o sistema de inicialização, como o Cidox.
  • Rootkis que infectam a tabela de partição do disco, como o SST / Alureon.
  • Rootkits que remendam arquivos do sistema, como o ZeroAccess.

Como utilizar

Usar o Malwarebytes Anti-Rootkit BETA é extremamente simples. Basta baixar o programa e extrair o conteúdo para um diretório. Em seguida, abra a pasta e clique duas vezes sobre o arquivo mbar.exe para iniciar o programa. O MBAR pode, também, ser executado a partir de um pen drive. Siga as instruções e certifique-se de atualizar as definições quando pedidas. Se detectar alguma infecção, permita que o programa a remova.

Malware Anti-Rootkit

Caso você tenha problemas com o computador após a remoção do rootkit, aconselho a execução do programa fixdamage.exe, utilitário que acompanha o MBAR, para reparar todos os serviços do Windows que podem ter sido danificados pelo malware, permitindo que o computador acesse novamente à Internet ou execute outros serviços que foram interrompidos.

ASSINE NOSSO BOLETIM
Concordo em informar meus dados pessoais para recebimento da newsletter.
Junte-se a mais de 8.000 visitantes que estão recebendo nossa newsletter sobre cibersegurança.
Seu endereço de email não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.