Esta é uma tradução livre do post publicado por Marcin Kleczynski em 25 de janeiro de 2016, Introducing the Malwarebytes Anti-Ransomware Beta, no blog da Malwarebytres.

Malwarebytes Anti-Ransomware Beta Free
Esta é uma versão BETA. Malwarebytes quer muito te ouvir para que possamos melhorar o produto. Por favor, nos envie qualquer feedback, sugestões ou relatos de bugs, clicando no botão de Feedback abaixo.

Durante os últimos quatro anos, o ransomware evoluiu para ser uma das mais perigosas ameaças à segurança cibernética. Nomes como CryptoLocker, CryptoWall e CTBLocker deixam desde leigos em computação até experts em segurança de TI apavorados. E com toda razão: ransomware é astuto, eficaz e a cada dia se prolifera. A indústria de segurança cibernética ainda não tem uma resposta para isso.

Bem, nós encontramos a resposta.

Ransomware é fácil de entender, mas difícil de combater. Ele infecta a máquina, criptografa todos os arquivos e, em seguida, exige o pagamento de um resgate para o usuário obter os arquivos de volta. Ransomware funciona tão bem que a maioria das variantes vai se desinstalar quando o dano for feito, afinal, ou a vítima efetua o pagamento ou corre o risco de perde-los para sempre.

O ransomware dos dias de hoje é tão sofisticado que a criptografia avançada que utiliza torna impossível obter seus arquivos de volta sem pagar o resgate. Infelizmente, os sistemas de backup, sejam on-line ou local, nem sempre funcionam como contramedida eficaz. Ransomware não perdoa nenhum arquivo: procuram ativamente diferentes tipos de sistemas de backup e criptografa os arquivos neles salvos. No caso de backups online, como o Dropbox, o upload automático de arquivos locais pode corromper arquivos armazenados na nuvem, pois o substituem.

Malwarebytes-Anti-Ransomware-Beta-Free-2
Tela de quarentena: essas ameaças foram colocadas em quarentena pelo seu Malwarebytes Anti-Ransomware. Elas não representam uma ameaça quando em quarentena. Você pode restaurar ou deletar essas ameaças. Ameaças deletadas da quarentena serão removidas permanentemente do computador.

A maioria dos softwares de segurança de hoje simplesmente não conseguem nos proteger efetivamente contra ransomware. O ransomware não age como o malware tradicional: alguns são atualizadas automaticamente a cada dia, e até mesmo usam código polimórfico (shapeshifting!) para evitar a detecção. Isso torna extremamente difícil a defesa.

Este é o tipo de desafio que amamos. Quando ransomware chegou às manchetes, nós imediatamente começou a procurar uma resposta a longo prazo.

Nossa resposta começou com uma empresa chamada EasySync Solutions, de propriedade de Nathan Scott, que criou um aplicativo chamado CryptoMonitor.

CryptoMonitor estava fazendo um excelente trabalho de combate a ransomware, mas tendo algumas ideias próprias, adquirimos EasySync Solutions e contratamos Nathan para vir trabalhar conosco. Nos últimos meses, Nathan tem liderado o desenvolvimento de tecnologia anti-ransomware na Malwarebytes.

Agora eu estou feliz em anunciar que depois de meses, de noites e algumas centenas de litros de Red Bull, Malwarebytes Anti-Ransomware está pronto ser testado em sua versão beta.

Malwarebytes Anti-ransomware utiliza avançada tecnologia pro-ativa que monitora a atividade do ransomware, impedindo que ele “toque” nos seus arquivos. Não há nenhuma chance de criptografar. E isso não depende de assinaturas ou análise heurística, por isso é leve e totalmente compatível com o antivírus.

Malwarebytes-Anti-Ransomware-Beta-Free-3
Tela de exclusão: adicione os arquivos que serão excluidos da detecção de ransomware.

Estes métodos provaram ser tão bem sucedidos em impedir ransomware que Malwarebytes Anti-Ransomware detectou todas as mais recentes e perigosas variantes de ransomware.

Isto significa que ao executar Malwarebytes Anti-ransomware, você não precisa se preocupar em ser infectado por CryptoLocker, CryptoWall ou CTBLocker. Melhor ainda, ele pode derrotar um novo ransomware no momento em que é lançado, proativamente protegendo-o de uma ameaça que nunca foi vista antes.

Malwarebytes Anti-Ransomware open beta começa hoje e está disponível para qualquer um instalar e experimentar. Por favor, tenha em mente que esta é a primeira versão beta e pode haver alguns erros ou problemas que precisam ser trabalhados, por isso recomendamos que você o experimente em um ambiente de não produção em primeiro lugar.

Quaisquer comentários, feedback ou relatórios de bugs são bem-vindos. Você pode encontrar mais informações sobre como participar e fazer download da versão beta do Malwarebytes Anti-Ransomware AQUI.

ASSINE NOSSO BOLETIM
Concordo em informar meus dados pessoais para recebimento da newsletter.
Junte-se a mais de 8.000 visitantes que estão recebendo nossa newsletter sobre cibersegurança.
Seu endereço de email não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.