Kaspersky endpoint security cloud

O Kaspersky Endpoint Security Cloud foi desenvolvimento levando em conta os desafios das pequenas e médias empresas.

As empresas menores enfrentam muitas das mesmas ameaças de segurança que as grandes corporações enfrentam. No entanto, as pequenas e médias não podem contar com os mesmos recursos técnicos e financeiros para fazer frente às ameaças.

Para se ter uma ideia, estima-se que 78% delas não têm uma equipe dedicada à TI.1 Sendo assim, não precisam de recursos complexos que normalmente acompanham os produtos de segurança concebidos para as grandes empresas, pois provavelmente não serão utilizados. Por outro lado, produtos de segurança gratuitos ou orientados para consumidores domésticos, de maneira geral, apesar de serem simples, não conseguem satisfazer as necessidades de segurança de uma empresa.

A fabricante de segurança Kaspersky Lab lançou uma nova solução de software como serviço para pequenas e médias empresas. O Kaspersky Endpoint Security Cloud (KESC) destina-se tanto ao mercado de pequenas e médias empresas como para Provedores de Serviços Gerenciados (MSP).

O KESC suporta endpoints e servidores Windows, bem como dispositivos Android e iOS. Não há, infelizmente, ainda, suporte para dispositivos baseados em Mac da Apple ou Linux.

esquema-kaspersky-nuvem
Esquema de funcionamento da solução na nuvem da Kaspersky Lab.

Custo e simplicidade

No comunicado à imprensa da Kasperky Lab sobre o KESC, o fabricante russo destacou a simplicidade, baixo custo e conveniência da solução. As pequenas e médias empresas, de maneira geral, enfrentam dificuldades para encontrar soluções abrangentes, mas que não sejam complexas para implementar e gerenciar.

Com a nova solução, tudo o que uma PME precisa fazer é registar-se. Não há necessidade de criar servidores ou instalar softwares de segurança em diferentes tipos de dispositivos.

Login Kaspersky Cloud

Implementar a solução para os vários tipos de dispositivos é extremamente simples. Tão logo o dispositivo se conecte à nuvem o download do software é realizado. Da mesma forma funciona com as atualizações.

Console gerenciamento kaspersky cloud

Isto representa dois benefícios significativos para as PMEs:

  1. A proteção pode ser estendida àqueles colaboradores que trabalham de casa usando um computador pessoal;
  2. Qualquer novo dispositivo que algum colaborador conectar à rede será protegido, removendo a lacuna de segurança criada pelas políticas de BYOD.

Pensando no ganho de tempo, o Kaspersky Endpoint Security Cloud é pré-configurado com um certo número de perfis de segurança para diferentes tipos de dispositivos e servidores. Posteriormente, podem ser alterados.

Como ativar uma conta no Kaspersky Endpoint Security Cloud

Algumas lacunas do Kaspersky Endpoint Security Cloud

As empresas que só usam o Windows, Android e iOS estão cobertas pela solução, no entanto, por algum motivo que ainda não sei, o KESC não tem suporte para Mac Apple e Linux. Talvez por não serem tão comuns entre as PMEs como os sistemas da Microsoft são. Quem sabe, em versões futuras esses sistemas operacionais sejam suportados.

Faltaram, também, os recursos de controle de aplicativos e de criptografia, já presentes em outras soluções do fabricante.

Conclusão

O Kaspersky Endpoint Security Cloud foi desenvolvido para pequenas e médias empresas com até 1000 endpoints, as quais têm necessidades e limitações peculiares.

A principal diferença desta solução em relação às outras da Kaspersky Lab é em relação à localização do console de gerenciamento.  Enquanto nos produtos da linha Kaspersky Endpoint Security for Business o console localiza-se em algum servidor local da empresa e oferece uma gama de recursos de gerenciamento para os administradores, o console do Kaspersky Endpoint Security Cloud não requer habilidades especiais para operá-lo. Qualquer um pode fazê-lo.

Em relação ao licenciamento, pode ser adquirido em assinaturas mensais ou pelo período de 1 ano. O preço para 25 endpoints, por exemplo, fica em torno de R$ 2.000,00/ano ou R$ 200,00/mês.

A Kaspersky Lab ainda oferece um estímulo, algo em torno de 20%, para clientes que utilizam a solução de outro fabricante e quiserem migrar para o Kaspersky Endpoint Security Cloud.

Onde comprar?

O Kaspersky Endpoint Security Cloud, bem como outros produtos corporativos da Kaspersky lab, podem ser encontrados na Nolicorp Cybersecurity.

Comprar com descontos de 20% ou 30%

Quero ser a prova de hackers

Referências

  1. Who’s protecting small and medium businesses?: https://business.kaspersky.com/whos-protecting-small-and-medium-businesses/5751/
ASSINE NOSSO BOLETIM
Concordo em informar meus dados pessoais para recebimento da newsletter.
Junte-se a mais de 8.000 visitantes que estão recebendo nossa newsletter sobre cibersegurança.
Seu endereço de email não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.