Kaspersky Anti-Targeted Attack Plataforma

Detecte ataques direcionados e ameaças avançadas com a solução Kaspersky Anti Targeted Attack (KATA).

Antes de eu começar este artigo, preciso dizer uma coisa de ordem pessoal: eu sou um grande admirador da Kaspersky Lab e do seu fundador, o Eugene Kaspersky. Inclusive, já tive oportunidade de conhecê-lo pessoalmente em diversas conferências que reúnem parceiros de negócio.

Um pouquinho de história

O primeiro contato que eu tive com a Kaspersky Lab foi no começo dos anos 90. Lembro-me do meu pai chegando em casa com alguns disquetes dizendo ter conseguido “um antivírus melhor do que o Norton”. Na época, o produto se chamava AVP e já demonstrava eficiência superior em relação aos concorrentes na hora de detectar e neutralizar vírus.  No começo dos anos 2000, comecei a revender os seus produtos. Desde então, tornei-me fã de carteirinha e ainda ganhava dinheiro por isto. Trabalhar com a Kaspersky Lab sempre foi fácil. Os produtos têm uma legião de fãs e realmente entregam o que prometem.

A primeira vez que vi o Eugene Kaspersky foi na paradisíaca Punta Cana, na República Dominicana, em um encontro de parceiros das Américas. Muito simpático, sagaz e eloquente, sempre solicito e sorridente. O russo adora (ou adorava) tomar vodka. E adora o Brasil. O homem é uma figura muito interessante que vale a pena conhecer e acompanhar pelas mídias sociais. Comece pela página dele na Wikipedia para saber o básico sobre a figura. Siga até o seu blog para conhecer suas ideias sobre segurança e até mesmo suas impressões sobre as viagens que faz pelo mundo.

Bem, eu disse tudo isto para deixar claro que, inevitavelmente, eu falarei sobre a nova solução com o viés de um admirador e de alguém que respeita muito a companhia. De qualquer forma, devo confessar: por enquanto tudo o que eu sei sobre a solução é baseado nas leituras feitas a partir de alguns documentos oficiais, white papers e troca de impressões pessoal da Kaspersky do Brasil. Ainda tenho muito o que aprender. Inevitavelmente terei que tirar algumas certificações comerciais e técnicas, se eu quiser entregar um serviço de qualidade para os meus clientes.

Um pouco sobre a Kaspersky Lab

A Kaspersky Lab, como você já deve saber, é uma empresa de cibersegurança sediada em Moscou, conhecida por revelar algumas das operações de ciberataques mais sofisticadas do mundo., por exemplo, as campanhas de espionagem e sabotagem virtual, como o Flame, miniFlame, Gauss, RedOctober, NetTraveler, Icefog, Careto/The Mask, Darkhotel, Regin, Cloud Atlas, Epic Turla Equation, Duqu 2.0, entre outras, foram descobertas pela Kaspersky Lab.

Quer sentir um pouco da capacidade deles? Então visite a página Targeted Cyberattacks Logbook1.

A experiência acumulada ao longo dos anos combatendo às principais ameaças de TI é o patrimônio mais valioso da companhia.  Além disto, os especialistas da Kaspersky Lab, espalhados pelo mundo, trabalham em colaboração com diversas forças de segurança, como a Interpol, Scotland Yard, Europol, Polícia Federal, Polícia Civil de diversos Estados etc. Portanto, é uma organização global, com visão global, com foco nos mercados internacionais, com forte presença no Brasil e profunda conhecedora dos nossos problemas relacionados à cibersegurança.

Sobre a solução Kaspersky Anti Targeted Attack (KATA)

Na última RSA Conference, que ocorreu em São Francisco, de 29 de fevereiro a 4 de março de 2016, a empresa russa lançou sua nova plataforma de detecção de ataques direcionados – inclusive ameaças persistentes avançadas (APTs) – e uma linha de serviços de inteligência em segurança da informação.

Genericamente chamada de Kaspersky Anti Targeted Attack Plataform (Plataforma Kasperksy Contra-Ataques Direcionados), o sistema de proteção da solução monitora a atividade da rede, web e e-mail, ajudando a detectar ciberataques em qualquer uma das suas fases.

(sendo redigido)

  1. O Targeted Cyberattack Logbook é um registro da Kaspersky Lab de todas as avançadas campanhas virtuais maliciosas investigadas pela GReAT. O GReAT, por sua vez, é um grupo de elite formado pelos melhores especialistas em segurança do mundo, que trabalha na pesquisa e no fornecimento de informações estratégicas para o combate eficiente dessas ameaças.
ASSINE NOSSO BOLETIM
Concordo em informar meus dados pessoais para recebimento da newsletter.
Junte-se a mais de 8.000 visitantes que estão recebendo nossa newsletter sobre cibersegurança.
Seu endereço de email não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.