O Google lança novo scanner de malware baseado em comportamento para dispositivos Android.
Para manter seus bilhões de usuários seguros, o Google introduziu outro recurso de segurança para usuários que usam dispositivos Android, o Google Play Protect.
O Google Play Protect, que faz parte do aplicativo Google Play Store, usa a aprendizagem de máquinas e a análise do uso de aplicativos para eliminar apps maliciosos.
Como o Google Play Protect vem instalado com o Google Play Store, os usuários não precisam instalar ou ativar este recurso de segurança separadamente.
Como o Play Protect trabalha
- Ele verifica e verifica todos os aplicativos na Google Play Store antes que os usuários possam baixá-los;
- Também examina periodicamente todas as aplicações já instaladas no dispositivo Android;
- Para aplicativos baixados de lojas de terceiros, o Google Play Protect varre e monitora o tempo todo para qualquer alteração de comportamento. Isso é útil para aqueles aplicativos que parecem normais no início, mas depois começam a se comportar mal, como baixar discretamente componentes maliciosos. Se um aplicativo potencialmente nocivo for detectado, o Google Play Protect faz duas coisas: (1) desativa ou (2) emite um aviso para os usuários sobre isso;
- Ele implementa um recurso anti-furto chamado Find My Device (antigo gerenciador de dispositivos Android). Se o dispositivo, o tablet ou o smartwatch não puderem ser recuperados, o proprietário pode bloquear ou limpe os dados armazenados nele;
- O recurso Safe Browsing impede que usuários desembarquem em destinos duvidosos ao navegar na Web via Chrome;
- É atualizado automaticamente para que os usuários não tenham trabalho manual.