Gerenciamento de senhas

Com os gerenciadores de senhas você pode usar senhas fortes e únicas sem precisar se esforçar para lembra-las.

Lembrar de mudar as senhas com frequências é difícil. Mais difícil ainda é lembrar de todas elas, sobretudo se seguirmos a recomendação de que não devemos escrevê-las em papéis, em documentos no desktop, nos rascunhos dos e-mails ou na agenda telefônica.

Nem todos nós temos uma memória privilegiada. A minha, por exemplo, é péssima para guardar senhas. Crio uma senha agora e daqui 2 minutos já esqueci. Pensando nisto, algumas empresas criaram ferramentas que tornam mais fácil para nós o gerenciamento das senhas.

Gerenciadores de senhas são fáceis de usar. Você os instala como plugins de navegadores. O software salvará as senhas e as manterá criptografadas. Ao se registrar em um novo serviço online, criando uma nova conta, o gerenciador de senhas nos perguntará se queremos salvar a senha.

O nosso único esforço é o de lembrarmos qual a senha que usamos para a conta da ferramenta de gerenciamento de senha.

Aqui estão algumas sugestões de aplicativos para gerenciamento de senhas:

Está não é uma lista que contempla todos os produtos disponíveis no mercado. Há outras boas ferramentas. Não tenho como conhecer todas.  Então, por favor fique à vontade para sugerir outro produto que você acredita que deveria ter sido mencionado.

Em tempo: sobre essa questão da nossa baixa capacidade de memorizar informações, leia este interessante artigo sobre o “Efeito Google”.

ASSINE NOSSO BOLETIM
Concordo em informar meus dados pessoais para recebimento da newsletter.
Junte-se a mais de 8.000 visitantes que estão recebendo nossa newsletter sobre cibersegurança.
Seu endereço de email não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.