Clínica da Lituânia vê-se envolta em polêmica depois de serem divulgadas mais de 25 mil imagens, entre as quais de clientes nus.
Fotos íntimas de milhares de pacientes de uma clínica de cirurgia plástica, incluindo dezenas de celebridades e cidadãos de mais 60 países foram publicados na Dark Web, depois que foi hackeada.
Segundo as autoridades locais mais de 25 mil fotos particulares e informações pessoais dos clientes da clínica Grozio Chirurgija foram publicadas na internet.
O grupo de cibercriminosos conhecido como “Tsar Team” foi o responsável pela invasão aos servidores no início deste ano.
Tsar Team é outro nome para o grupo de ciberespionagem conhecido pelos pesquisadores de segurança como APT28 ou Fancy Bear, que foi vinculado às invasões do Comitê Nacional Democrata, em março e a Fundação Konrad Adenauer.
Os criminosos tentaram extorquir mais de 100 mil euros à clínica, com a proposta de vender o banco de dados por esse valor, acordo que a empresa recusou. Agora, os ladrões exigem das vítimas o pagamento entre €50 a €2,000, pagos em bitcoin, dependendo do conteúdo das fotografias.
Ainda não se sabe se os invasores que atacaram a Grozio Chirurgija estão ligados à APT28, ou se é um outro grupo que adotou o mesmo nome para fins de desinformação.
As informações são do The Guardian.1
Referências
- Hackers publish private photos from cosmetic surgery clinic: https://www.theguardian.com/technology/2017/may/31/hackers-publish-private-photos-cosmetic-surgery-clinic-bitcoin-ransom-payments ↩