Polícia romena prende cinco suspeitos de espalhar CTB Locker e Cerber Ransomware.

A polícia romena prendeu cinco pessoas suspeitas de infectar nos últimos anos dezenas de milhares de computadores pela Europa e nos Estados Unidos, espalhando duas famílias de ransomware: Cerber e CTB Locker.

Na operação policial Bakovia, conduzida pela Europol, o FBI e as forças policiais romenas, holandesas e do Reino Unido seis casas na Romênia foram invadidas e cinco detenções foram realizadas, segundo a Europol. 1

Na invasão, as autoridades apreenderam uma quantidade significativa de discos rígidos, HDs externos, laptops, dispositivos de mineração de criptografia, numerosos documentos e centenas de cartões SIM.

Os cinco suspeitos não foram presos por desenvolver o ransomware ou pedirem resgates, mas por terem disseminado o CTB Locker e Cerber.

Embora as autoridades ainda não tenham liberado as identidades  dos presos, a Europol lançou um vídeo dramático das prisões, onde você pode ver como os oficiais armados invadiram a residência dos suspeitos.


Quero ser a prova de hackers

Referências

  1. Five arrested for spreading ransomware throughout Europe e US: https://www.europol.europa.eu/newsroom/news/five-arrested-for-spreading-ransomware-throughout-europe-and-us
ASSINE NOSSO BOLETIM
Concordo em informar meus dados pessoais para recebimento da newsletter.
Junte-se a mais de 8.000 visitantes que estão recebendo nossa newsletter sobre cibersegurança.
Seu endereço de email não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.