A escolha dependerá da sua necessidade em relação à segurança e do quanto pretende gastar.

Por que eu deveria pagar pelo uso de um software antivírus se há opções gratuitas? Talvez você tenha essa dúvida. Temos algumas respostas:

1) A grande maioria dos produtos gratuitos são apenas para uso doméstico, não comercial. Se você fizer uso do produto para sua empresa, deverá adquirir a licença comercial para não correr o risco de ser penalizado.

2) Se você é um usuário empresarial, você deve considerar usar uma ferramenta que ofereça opções de segurança capazes de proteger de forma abrangente o seu negócio. Não vale a pena colocar a segurança da sua empresa em jogo.

3) De igual modo, os softwares antivírus pagos para uso pessoal oferecem proteções mais amplas, quando comparados com os softwares gratuitos. As edições pagas do ZoneAlarm, por exemplo, adicionam proteção contra sites maliciosos e fraudulentos que a versão gratuita não oferece.

4) A maioria dos fabricantes de antivírus gratuitos não dão suporte técnico para os usuários dos produtos free. Caso precise de suporte para, por exemplo, desabilitar um recurso que pode estar atrapalhando o funcionamento do sistema, você terá que resolver o problema por sua conta, pesquisando em fóruns ou no site do fabricante.

5) Para uma ferramenta gratuita sobreviver no mercado, ela precisa monetizar de alguma forma. Normalmente, faz isso com os seus dados, com a Avast fez recentemente.

Se eu quiser utilizar uma solução antivírus gratuita, qual é a mais indicada?

Conforme dissemos, caso esteja procurando uma solução para proteção da sua empresa, evite as ferramentas gratuitas. Além dos termos de uso não permitirem, não oferecem a proteção adequada para um ambiente empresarial. Neste caso, considere adquirir o Kaspersky Small Office Security, que é a nossa opção número 1 para pequenas empresas.

Atualmente, a melhor escolha gratuita pela quase unanimidade dos editores recai sobre Kaspersky Security Cloud Free, que obteve pontuações quase perfeitas em testes recentes.

Se a grana estiver curta para investir em segurança, considere, ao menos, investir numa solução de entrada, como o Kaspersky Anti-Virus.  Caso contrário, tente algumas dessas ferramentas gratuitas e veja qual você mais gosta.


ASSINE NOSSO BOLETIM
Concordo em informar meus dados pessoais para recebimento da newsletter.
Junte-se a mais de 8.000 visitantes que estão recebendo nossa newsletter sobre cibersegurança.
Seu endereço de email não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.