Kaspersky Endpoint Security for Business

Kaspersky endpoint security for business select

Kaspersky Endpoint Security for Business é a premiada plataforma de segurança desenvolvida pela Kaspersky Lab, a maior empresa privada de soluções de proteção para endpoint do mundo.

Trabalho com as soluções corporativas da Kaspersky Lab há mais de 10 anos. Tenho absoluta confiança nos produtos ofertados pelo fabricante russo. Confiança que não é exclusivamente minha, mas, também, da esmagadora maioria dos clientes que já atendi. Dificilmente trocam por outra solução.

Em um mercado extremamente competitivo, onde diversos players disputam uma fatia vendendo antivírus a preço de banana, a Kaspersky não se intimida, pois a sua aposta é na qualidade na entrega do serviço de proteção. E faz muito bem. A empresa, ano após ano, tem taxa de crescimento superior do que a de todos os fabricantes de segurança para endpoint.

Neste artigo, falarei sobre a plataforma corporativa Kaspersky Endpoint Security for Business, destacando os seus princípios recursos presentes nas quatro formas de licenciamento (Core, Select, Advanced e Total).

A plataforma Kaspersky Endpoint Security for Business

Em sua plataforma, o fabricante russo oferece um conjunto completo de recursos de segurança para endpoint de fácil gerenciamento e instalação.

O KESB garante aos mais exigentes administradores de sistemas que os endpoints da sua empresa estarão protegidos com a melhor e mais completa tecnologia antimalware, bem como permite a execução de uma série de funções, como atualização de patch e gerenciamento de sistemas, criptografia de arquivos e discos, controles (aplicativo, dispositivo móveis e web) .

Todas estas funcionalidade podem ser implementadas e administradas a partir de um console único de gerenciamento, o qual pode perfeitamente ser integrado com a infraestrutura corporativa existente, não importando o tamanho.

Trata-se, portanto, de uma suíte de segurança que vai muito além da tradicional proteção antivírus. Qualquer organização com computadores ou dispositivos móveis conectados à Internet precisa da tradicional proteção antimalware (ou antivírus). É o básico1. Verdadeiramente integrada, sem remendos, a plataforma KESB oferece uma combinação crítica de proteção em profundidade2, recursos de controle e capacidade de gerenciamento flexível e expansível.

Licenciamento do Kaspersky Endpoint Security for Business

A plataforma KESB dividi-se em 4 categorias. Cada uma delas protege os endpoints da empresa em diferentes níveis. Os recursos são cumulativos e são transferidos para as versões subsequentes. Desta forma, a versão Total, possui todos os recursos da versão Advanced que, por sua, vez engloba todos os recursos da versão Select.

Kaspersky Endpoint Security for Business

→ Kaspersky Endpoint Security for Business Core

A versão Core do KESB é a mais simples. Conta apenas com a proteção antimalware para estações de trabalho, firewall e o Kaspersky Security Center, o intuitivo console de administração. Para clientes que requerem apenas o antimalware para as estações de trabalho, esta é a solução adequada.

A proteção antimalware combina segurança baseada em assinatura, análise heurística e comportamental, além de tecnologias assistidas em nuvem (KSN), de forma a proteger a empresa contra ameaças conhecidas, desconhecidas e avançadas. É compatível com desktops e laptops Mac, Linux e Windows.

A tecnologia Network Attack Blocker detecta e monitora atividades suspeitas da rede corporativa, permitindo que seja configurada a forma como os sistemas responderão caso seja encontrado algum comportamento suspeito.

→ Kaspersky Endpoint Security for Business Select

Na versão Select, além da proteção antimalware para estações de trabalho, há proteção para servidores de arquivos, controle de aplicativos por meio de listas brancas, controle da WEB e controle e gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), tudo gerenciado a partir do Kaspersky Security Center. Está versão também é indicada para empresas que têm necessidades de proteção de equipes de trabalho móveis e a imposição de políticas de segurança.

→ Kaspersky Endpoint Security for Business Advanced

A versão Advanced tem todos os recursos presentes na versão Select, no entanto, contém três diferenciais:

  1. Tecnologias de verificação de vulnerabilidades e de gerenciamento de correções ajudam a erradicar as vulnerabilidades do sistema operacional e de softwares de terceiros;
  2. Tecnologias estendidas de gerenciamento de sistemas;
  3. Criptografia de dados (arquivos e disco) ajuda a proteger informações corporativas confidenciais caso o laptop seja perdido ou seja roubado.

1. Verificação de vulnerabilidades e gerenciamento de correções
Em relação ao primeiro ponto, trata-se de um recurso importantíssimo. Explorar as vulnerabilidades não corrigidas, sejam elas de sistemas operacionais ou de aplicativos, é uma das formas mais comuns de cibercriminosos atacarem redes corporativas. Pensando nisto, a Kaspersky desenvolveu tecnologias de gerenciamento e distribuição de correções e verificação automática de vulnerabilidades. O recurso oferece controle centralizado da avaliação de vulnerabilidade e da distribuição de correções mais recentes. Recurso fundamental para reduzir a exposição às ameaças e um diferencial em relação à maioria dos concorrentes.

2. Tecnologias estendidas de gerenciamento de sistemas
Em relação ao segundo ponto, os recursos introduzidos pela Kaspersky eliminam a necessidade de contratação de softwares de terceiros que façam o serviço de gerenciamento dos ativos de hardware e software, por exemplo.

O recurso descobre automaticamente todos os dispositivos e softwares na rede e os registram em inventários. O inventário de hardware inclui informações detalhadas sobre cada dispositivo, e o inventário de software ajuda-o a controlar o uso dos softwares e a bloquear aplicativos não autorizados. Até mesmo os  dispositivos convidados exibidos na rede podem ser descobertos automaticamente e receber privilégios de acesso.

É possível, também, implementar e instalar remotamente atualizações e softwares novos para usuários a partir do console de gerenciamento. As implementações podem ser programadas. Dependendo do instalador, podem ser especificados alguns parâmetros para personalizar o pacote de instalação do software.

E see você precisar distribuir softwares ou correções para um escritório remoto, uma estação de trabalho local poderá agir como o agente de atualização para todo o escritório remoto , de forma a reduzir o tráfego na rede.

Imagens do sistema podem ser criadas e armazenadas de forma automatizada e centralizada. As imagens do sistema são mantidas em um inventário especial, disponível para ser acessado durante a implementação.

3. Criptografia de dados
O recurso de criptografia de dados é de suma importância, principalmente para os usuários móveis. A perda de um laptop ou dispositivo móvel pode fazer com que dados confidenciais caiam em mãos erradas. A funcionalidade de criptografia ajuda na aplicação da criptografia em arquivos, pastas, discos e dispositivos removíveis. É fácil de configurar e pode ser gerenciada a partir do mesmo console de gerenciamento usado para controlar todas as outras tecnologias de segurança.

O primeiro passo para a implantação dessa solução é instalar módulo de gerenciamento Kaspersky Security Center em um servidor. Trata-se de uma ferramenta opcional. O produto pode ser instalado sem que o Security Center seja instalado. Mas, uma vez que o módulo de gerenciamento for instalado, todos os computadores ou dispositivos móveis poderão ser gerenciados a partir deste console único. O console de gerenciamento é fácil de usar e intuitiva para navegar. Uma vez que tivemos o console de gerenciamento instalado, fomos capazes de começar a implantar os clientes em todo o ambiente. Através do uso do assistente de instalação remota, descobrimos que é fácil de implementar e configurar os serviços do cliente em todas as nossas máquinas clientes Windows.

No geral, achamos que este produto está completo em ambos os recursos e capacidade de gerenciamento. Além do grande conjunto de recursos de segurança de endpoint, o Kaspersky Endpoint Security for Business oferece uma série de opções de gerenciamento de política, incluindo o controlo sobre os dispositivos de mídia removível e controle de aplicativos. Toda a política pode ser atribuído usando a estrutura do Active Directory já existente de usuários, grupos, computadores e unidades organizacionais. Estes podem então ser empurrado para os aplicativos cliente com um único clique do mouse. Além disso, há clientes disponíveis para Linux e Mac, bem como algumas plataformas móveis selecionados.

Documentação incluída administrador de guias para todos os vários componentes do conjunto, incluindo o console administrador e todas as várias aplicações do cliente. Encontramos todos os guias para ser lucidamente detalhada e incluir claras, passo-a-passo para configurar e gerenciar a oferta. Fizemos notar, no entanto, que houve uma significativa falta de telas e ilustrações visuais.

Kaspersky oferece suporte técnico de chat telefone-, email- e baseado na web para todos os clientes, sem nenhum custo durante o horário comercial. Os clientes que necessitam de opções adicionais, tais como 24/7 assistência técnica ou contactos dedicados, pode comprar um contrato, disponível em vários níveis.

A um preço a partir de US $ 40 por nó, encontramos esta solução a ser um excelente valor para o dinheiro. Kaspersky Endpoint Security for Business oferece uma infinidade de recursos de segurança e gerenciamento de endpoint que podem ser facilmente implantados e gerenciados a partir de um único console de gerenciamento. facilidade geral de gerenciamento mais amplo apoio para as plataformas e dispositivos torna esta uma suíte de segurança endpoint sólida para praticamente qualquer organização.

Vídeos relacionados

Introdução ao Kaspersky Endpoint Security for Business (em inglês, ative a legenda em português).

 

Onde comprar: NoliCorp Cybersecurity
Preço estimado: a partir de R$ 120,00 a licença por endpoint
  1. Evidentemente, você já sabe, o antivírus não resolve tudo sozinho e não garante 100% de proteção – aliás, nada garante 100% de proteção – mas ajuda. Trata-se de uma camada complementar de segurança.
  2. A poderosa proteção Kaspersky é assistida pela nuvem, a KSN (Kaspersky Security Network) e tem como base os dados em tempo real recolhidos por milhões de clientes da Kaspersky Lab em todo o mundo: são 400 milhões de usuários e 270.000 clientes corporativos.

RiCoBa

Consultor em segurança da informação com 13 anos de experiência. Bacharel em Filosofia e cursando Direito, visando especialização em Direito Informático. Quando consigo alocar tempo, estudo para tirar a certificação CISSP (um dia faço a prova). Interesso-me pela prática de esportes, cervejas de trigo, vinhos e discussões políticas. Nesta seara sou um “liberal-conservative”.

Artigos relacionados