Como saber se a sua senha foi comprometida

have i been pwned?Serviço online “have i been pwned?” verifica se você possui uma conta de e-mail comprometida a partir de uma violação de dados.

Violações de dados ocorrem todos os dias. Há violações que atingem um grande volume dados, normalmente noticiadas pela imprensa, e violações pequenas, as quais provavelmente nunca teremos conhecimento.

Uma violação de dados é um incidente no qual os dados de um site como e-mails, senhas e número de cartões de crédito dos usuários são acessados ​​ilegalmente por criminosos e, posteriormente, publicados.

Qualquer pessoa pode verificar se suas informações pessoais foram comprometidas usando o site ‘Have I Been Pwned‘.

A ideia é bem simples: insira seu e-mail no HIPB e o site pesquisará em seus milhões de registros, retornando os resultados de quaisquer violações em que o seu e-mail apareçam. É possível pedir para ser notificado caso o endereço eletrônico faça parte de futuros incidentes de vazamento de dados.

verificar e-mail violadoEmbora muitas das violações envolvam informações muito mais sensíveis, como dados de cartão de crédito e senhas, o site apenas registra em seu banco de dados os e-mails para que as pessoas possam descobrir se elas foram afetadas pelo vazamento.

Além disso, é possível pesquisar mais de 300 milhões de senhas que já foram vazadas. Como foram expostas, tornam-se inadequadas para o uso, pois podem ser utilizadas nos dicionários para ataques de força bruta. O site ainda alerta para os usuários não enviarem senhas em uso a um serviço de terceiros – mesmo o deles – para serem avaliadas.

violação de dados

As 16 maiores violações de dados do Século XXI

 


RiCoBa

Consultor em segurança da informação com 13 anos de experiência. Bacharel em Filosofia e cursando Direito, visando especialização em Direito Informático. Quando consigo alocar tempo, estudo para tirar a certificação CISSP (um dia faço a prova).